"desapalavrar as palavras na mente
desaparafusar as palavras d'agente
desprendê-las na letra e no papel
torná-las livres qual passarinho no céu"

21 de outubro de 2009

escrevendo ou escrevinhando


letrar é um verbo. ei, pessiu, letre-se! já a palavrada é um prato, melhor degustado cru e com a casca (dê preferência). o palavrão é compridodemais, as vezes recomenda-se abrev. palavriçando minimamente cada-uma-delas:

palavra palavr. palav. plvra. plvr. aaa

a letrada esta mais para uma sopa do que uma lasanha. mais simples, porém mais concentrada. esses dias tentei chamar a atenção de uma que passava por mim, sem sucesso...concentradíssima! existem ainda as guimarãesadas, drummonzadas e, até, as verissimadas (seja pai ou seja filho). todas são boas, mas nada supera uma boa palavra-poetada. uns tentam até decifrá-la, outros brincá-la. vi um, esses dias, tentando domá-la. atrevimento puro. já não se fazem mais letreiros como antigamente. os de hoje nem sabem mais manusear corretamente uma palavra-puro-sangue.

existem os bons, por mais que custemos a ver, eles estão por aí: de pernas pra cima, de papo pro ar, escrevendo à tordo e no direito. possuem olhos, mas não veem. possuem boca, mas não falam. possuem canetas e destroem.

"o jardim da minha antiga casa era bem melhor que este aqui. os cupins eram mais graúdos, as formigas mais populosas e até as minhocas eram mais gordinhas!"
(palavras da saudosa avó de uma palavra-amiga)

ainda existem outras modelidades. por exemplo as parafrases, essas teem até cotas em universidades. já os parágrafos escrevem coisas do além-texto, nas entrelinhas. os pronomes (em inglês "nickname") sempre estão à frente. o pronome mais conhecido é o dassilva. temos também o plural, megalomaníaco, melhor deixar esse pra lá. ah, há também a prédica, sempre postas, cada vez mais, uma por sobre a outra formando imensos palavracéus. são tantas, de tantas formas e tamanhos: paroxítonas, proparoxítonas, axítonas, et cetera, que por hora, não me lembro mais. sácumé, né!

então vamos fazer o seguinte: conforme for me lembrando vou montando um palavrálogo e no fim ficamos todos felizes. o que me diz?!

temos que expressar nossas palavras, de uma forma que nos satisfaça. sendo qual for seu jeito, escrevendo ou escrevinhando, lembresse, tudo vale à pena quando a letra não é pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário